SHOWTIME LAKERS (1979 - 1991)


Resultado de imagem para showtime lakers champions
                  
O início

As estrelas, o contra-ataque, as ponte-aéreas, passes sem olhar, Laker Girls, astros de Hollywood, títulos e magia, muita magia. O time angelino se tornou tudo aquilo que sua cidade representa para o mundo, o entretenimento, e tudo isso começou graças a uma pessoa, talvez a mais importante da história do Lakers, sem nunca mesmo ter sido um jogador, estamos falando de Dr. Jerry Buss.



Dr. Buss se tornou o dono do Lakers 1979, e junto da equipe de LA adquiriu também o seu novo ginásio, O Fórum. Jerry acreditava que a NBA não era apenas basquete, era também entretenimento e ele botou isso em prática em seu novo time. Entretenimento durante o intervalo, algo nunca antes visto, foi implementado aos jogos em Los Angeles e assim surgiram as Laker Girls, primeiras dançarinas de um time na NBA. Graças a seu estilo de vida, Dr. Buss estava sempre rodeado por celebridades de Hollywood e por causa disso, os jogos do Lakers passaram a ser frequentados por grandes astros da indústria, e assim, o público aumentou, pois as pessoas não iam apenas para ver os jogo, iam também para ver as estrelas da música e do cinema. O Fórum estava sempre com os ingressos esgotados, em uma era em que o basquete não era tão popular como é hoje.

Todo entretenimento que envolvia os jogos, era mantido em quadra, o Lakers de 1979 encantava, o time já tinha a super estrela Kareem Abdul Jabbar que já tinha sido o MVP por 4 vezes e campeão da NBA pelo Bucks, mas para vencer em LA, o pivô precisava de mais alguém, e um jovem vindo de Michigan State era tudo o que não só o Capitão precisava mas também o que o Showtime simbolizada, estamos falando de Earvin Magic Johnson.

Imagem relacionada

Magic jogou pela Universidade de Michigan State e levou o time para o seu primeiro título da NCAA da história, em 1979. Final disputada contra Larry Bird, o primeiro confronto da grande rivalidade Magic x Bird. Naquele ano, o Lakers tinha a primeira escolha do Draft, e não houve dúvidas, Magic era carismático, engraçado, sabia lidar com a mídia e em uma época em que boa parte negros não fazia isso, devido as fortes discussões de racismo que havia na NBA na época, e principalmente, seu talento em quadra. O novo camisa 32 caiu como uma luva para o time, ele não era apenas o parceiro perfeito para Kareem, ele trazia todo entretenimento que envolvia o Showtime para dentro da quadra, Magic fazia o time correr como nunca, fazia belos passes e se divertida, acima de tudo fazia o time se divertir. No documentário, Celtics/Lakers: Best of Enemies, uma produção 30 for 30 da ESPN, Magic dizia que a torcida pulava quando assistia aos jogos, e quanto mais eles pulavam, mais o time queria fazer com que eles pulassem, e foi com toda essa magia que o Showtime Lakers começou.

O primeiro título

O Lakers da temporada 1979/80 foi o melhor time da temporada, finalizou com 60 vitórias e 22 derrotas, Kareem foi MVP pela 4ª vez em sua carreira e Magic que teve médias 18 pts, 7.7 rebotes e 7.3 assistências por jogo, foi para o All-Rookie Team e garantiu um lugar entre os titulares no All Star Game, mas perdeu o título de Novato do Ano para seu rival Larry Bird.

O time alcançou as finais da NBA após vencer a final de conferência contra o Seattle Supersonics por 4x1, as finais seriam contra o Philadelphia 76ers, time de Julius "Doctor J" Erving.

O Lakers tinha uma vantagem de 3x2 na série, mas durante o jogo 5, Kareem teve uma séria lesão no tornozelo, ele conseguiu voltar para o 4º quarto e liderar o time para a vitória, mas após o jogo foi declarado que o pivô não tinha condições de jogar o jogo 6, que seria em Filadélfia. Sem seu melhor jogador, o time Angelino vivia um clima de dúvida, e foi nesse momento que Magic Johnson apareceu para fazer o que foi provavelmente o melhor jogo de sua carreira e uma das melhores performances da história da NBA. O novato armador de 2,06 m, disse ao técnico Paul Westhead que ele poderia jogar de pivô. No avião para Philly, Magic foi o primeiro a chegar e sentou no lugar de Kareem, quando seus companheiros de time chegaram, ele disse: "Never fear, Magic is here" ("Não temam, Magic está aqui").

Resultado de imagem para lakers champion 1980

Com a ajuda de Jamaal Wilkes que teve a maior marca de pontos de sua carreira, 37 pontos e mais 10 rebotes, o Lakers foi campeão da NBA. O MVP das finais, que até então iria para Kareem, foi para Magic após sua atuação lendária, o novato que jogou de pivô contra Dr. J anotou 42 pontos, 15 rebotes e 7 assistências. "Foi incrível, simplesmente incrível" disse Erving que liderou o 76ers com 27 pontos.

Resultado de imagem para lakers championship 1980

Uma nova direção

Magic e Dr. Buss eram grandes amigos, saíam juntos, jantavam e tinham encontros com diversas mulheres, essa relação causou um desagrado entre os jogadores, existia uma "regra" que não se podia sair com o dono do time, e durante essa época, Dr. Buss deu à Magic um novo contrato, inédito até então na NBA, 25 milhões de dólares por 25 anos, o que não ajudou na relação do camisa 32 com seus companheiros. Na temporada 1980/81 após uma eliminação no 1º round para o Rockets, o técnico do Lakers, Paul Westhead, decidiu que para a próxima temporada, o time iria mudar a maneira como funcionava ofensivamente, fato que desagradou boa parte dos jogadores. Com o início da temporada 1981/82, Johnson reclamou na mídia que ele não estava mais se divertindo e que não lidava bem com o novo esquema do time, e então pediu para ser trocado. No dia seguinte, Dr. Buss demitiu Westhead, mas disse que a decisão não foi tomada devido as declarações de Magic. O armador que até então era amado pelos torcedores e pela mídia, era o alvo mais fácil e se tornou o "vilão" da história.

Resultado de imagem para jerry buss magic johnson

Buss promoveu o auxiliar-técnico Pat Riley à ser "co-técnico" com Jerry West (portanto, West se considerava auxiliar técnico de Riley). No primeiro jogo da temporada, Magic foi vaiado, mas com a chegada do novo técnico, o Lakers venceu 17 dos seus 20 jogos seguintes.

Pat Riley era perfeito para o Showtime, e assim que se tornou técnico, também virou uma celebridade. Seus ternos Armani e o cabelo penteado para trás se tornaram sua marca e complementou para a imagem de "Hollywood" que o time tinha. O estilo de jogo que Riley tinha para o time era simples, ele queria que o time corresse e corresse cada vez mais.

O time terminou em primeiro no Oeste e chegou para a final tendo varrido o Suns e o Spurs. Nas finais, mais uma vez enfrentou o 76ers, e venceu a série por 4x2, com Magic Johnson sendo o MVP das Finais pela 2ª vez em sua carreira, e o Lakers conclui os Playoffs com um recorde de 12x2.

Resultado de imagem para pat riley

A rivalidade

Lakers e Celtics, uma rivalidade que se iniciou na década de 60, eram os times mais fortes da NBA na época, Boston tinha Bill Russell e o Lakers tinha Jerry West e Elgin Baylor. Mas esses anos se tornaram uma dinastia Celta. Eles foram para as finais em todos os anos, exceto em 1967, e venceram o Lakers em 1962, 1963, 1965, 1966, 1968 e 1969. O Lakers adquiriu a super estrela Wilt Chamberlain em 68, o que trouxe uma rivalidade ainda mais pessoal para os dois times devido a rivalidade do pivô com Bill Russell. Mas nada disso foi suficiente, o time de LA passou a década de 60 sem títulos e perderam todas as finais que foram para os Boston Celtics.

Resultado de imagem para celtics x lakers 60's

Não houve finais entre os times na década de 70, mas a rivalidade começava a se renovar. O primeiro confronto da rivalidade Magic x Bird foi na final da NCAA, com o futuro Laker saindo como campeão. Larry foi para o Celtics sendo considerado como "The Great White Hope" ("A Grande Esperança Branca"), e sim, essa era uma rivalidade não só entre times, mas do branco contra o negro. Nenhum dos jogadores alimentava esse tipo de confronto, mas era a época em que o racismo era muito presente nos USA e isso refletia na NBA.

Ambos chegaram com grande expectativa para os seus respectivos times, e ambos cumpriram. Larry venceu a disputa para Novato do Ano na Temporada, e Magic foi campeão com atuação lendária nas Finais.

Na Temporada 1980-81, o Celtics adquiriu Kevin McHale e Robert Parish, formando um trio que entraria para o Hall da Fama futuramente, e assim foi campeão em cima do Houston Rockets. No ano seguinte, Lakers e seu novo treinador foram campeões mais uma vez. Era necessário um confronto entre os dois times para decidir quem era o melhor.

Resultado de imagem para magic bird
 
No Draft de 1982, o Lakers tinha a primeira escolha, e através dela trouxe James Worthy, que na época era considerado um jogador único, por ser muito ágil para um jogador do seu tamanho, houve também a chegada de Byron Scott, ala-armador que tinha um grande atleticismo e se tornou famoso por enterrar em cima de jogadores mais altos. O Showtime estava ainda mais forte, era hora do reencontro contra os Celtas nas Finais.

Na Temporada 1983/84, Lakers e Boston tiveram as melhores campanhas em suas respectivas conferências e Larry Bird foi o MVP pela primeira vez em sua carreira. Os times se enfrentariam nas finais, fato que não acontecia desde 1969, quando Bill Russell derrotou Wilt Chamberlain, era hora da revanche não só de LA, mas também de Bird pela sua derrota na NCAA para Johnson e para muitos era também uma final do branco contra o negro.

A série foi até os 7 jogos e mais uma vez o Boston Celtics foi campeão, com Larry Bird MVP das Finais com média de 27 pontos por jogo. Os jogos foram marcados pela forte fisicalidade e trash-talk, os jogadores dos Celtics diziam que o Lakers, eram na verdade os "Fakers", apenas estrelas de Hollywood, Kareem estava velho e Magic era "Tragic". Johnson disse que o Lakers havia aprendido uma valiosa lição, que apenas talento não era suficiente, só os mais fortes sobrevivem e pela primeira vez o time de LA encontrou um time que era mentalmente mais forte do que eles.

Resultado de imagem para kareem abdul jabbar oxygen mask

A revanche

Usando a derrota de 84 como motivação, o Lakers veio mais forte para a Temporada 1984/85, mais uma vez LA e Boston foram líderes de suas conferências e a expectativa era de mais uma final entre os times. Larry Bird foi MVP pela segunda vez e novamente iria decidir um título contra seu maior rival, Magic Johnson.

O primeiro jogo no Boston Garden é conhecido até hoje como o "Memorial Day Massacre", o Lakers perdeu o jogo por 148x114, umas das piores derrotas em Finais da história da NBA. Após o jogo 1, todos achavam que mais uma vez o Boston venceria o Lakers em uma final. Kareem tinha feito um dos piores jogos de sua carreira, no dia seguinte a capa de um dos jornais, dizia que eles estava muito velho. O Capitão pediu desculpas ao técnico e seus companheiros de time pela sua performance, no ônibus para o jogo 2, o pivô pediu para Pat Riley se poderia levar seu pai com ele. Riley tinha uma regra de não ter amigos ou família nos ônibus para os jogos, mas naquelas circunstâncias e após a terrível performance de Kareem, foi permitido que ele levasse seu pai com o time.

Resultado de imagem para kareem abdul jabbar 1985 finals

No jogo 2, Kareem Abdul-Jabbar impulsionado pela sua terrível performance no jogo 2 e por todas as críticas que havia recebido, fez uma de suas melhores partidas da carreira. O pivô anotou 30 pts, 17 rebotes, 8 assistências e 3 tocos, e a série estava empatada. O Lakers voltou para o Boston Garden para o jogo 6 com a oportunidade de vencer um título pela primeira vez em cima do Celtics, a série estava em 3x2. Graças a mais uma grande partida de Kareem (29 pts) e James Worthy (28 pts), o Los Angeles Lakers foi o primeiro time visitante a se consagrar campeão no Boston Garden. Kareem Abdul-Jabbar foi o MVP das finais, graças a volta por cima que o pivô teve durante a série, considerada uma das melhores performances em Finais da história da NBA. Após o jogo, Dr. Buss disse: "Isso removeu a frase mais feia da língua inglesa. Nunca mais poderá ser dito que "O Lakers nunca venceu o Celtics""

Resultado de imagem para lakers 1985 champion


A decisão final

Após uma temporada sem ir para as finais da NBA, Pat Riley fez uma mudança no time para a Temporada 1986-87, o foco do ataque que sempre foi em Kareem Abdul-Jabbar, passou a ser em Magic Johnson. Riley pediu antes da temporada que Magic focasse seus treinamentos em arremessos e em ser mais agressivo no garrafão, a prioridade do armador sempre foi de passar a bola em vez de pontuar, isso iria mudar na nova temporada.

Michael Cooper venceu o título de Melhor Defensor do Ano e Magic foi MVP pela primeira vez em sua carreira e liderou o Lakers à um recorde de 65-17, a melhor campanha entre todos os times daquele ano.

Resultado de imagem para magic mvp

Mais uma vez, Lakers e Celtics se enfrentariam em uma final, e novamente Magic e Bird disputariam o título. Boston estava mais forte do que em 1985, havia adquirido Bill Walton (MVP 1978), campeão e MVP das Finais em 1977. Foram campeões em 1986 com Larry Bird mais uma vez MVP das Finais, a série contra o Lakers na final de 1987 desempataria o confronto entre os times na década de 80. Com os times ainda mais fortes que em 84 e 85 e a rivalidade ainda mais forte entre eles, a expectativa era grande para os jogos.

Com a vantagem de fazer os dois primeiros jogos no Fórum, devido à melhor campanha da temporada, o Lakers não perdeu a oportunidade, venceu os dois jogos em sua casa. No Boston Garden, o Celtics venceu o jogo 3 com grande partida de Larry Bird (30 pts, 12 reb), no jogo 4 a vantagem do time Celta era de 16 pontos no 3º quarto, o time Angelino foi atrás do placar e buscou a virada, mas com 12 segundos faltando no relógio, Larry Bird, que na época era conhecido por ser extremamente decisivo em momentos em que o tempo estava expirando, acertou uma bola de três dando a liderança para o Celtics. No entando, o Lakers ainda tinha uma posse, a bola foi para Magic que levou até a cabeça do garrafão, Kareem tinha ficado livre embaixo da cesta, Johnson provavelmente passaria essa bola se fosse anos antes, mas aquele não era mais o Magic Johnson de antes, esse era o reflexo do jogador que ele havia se tornado durante a temporada, um jogador melhor e ainda mais completo. Com a bola nas suas mãos na cabeça do garrafão, Magic fez o arremesso que após aquele jogo ficou conhecido como "junior sky hook", dando a vantagem de 107x106 para o Lakers. Faltando dois segundos para o fim da partida, Bird teve mais uma chance de fazer aquilo que ele era melhor, recebeu a bola na zona morta com boa visão da cesta, só que dessa vez a bola não caiu, e o time de LA estava 3x1 nas finais pela primeira vez na sua história contra o seu maior rival.

Resultado de imagem para magic johnson baby hook

O jogo 5 ainda era em Boston, mas o Lakers já havia feito o que deveria ser feito, vencer uma partida fora de casa. Celtics venceu a partida, mas a sensação entre os Celtas já era de que aquela final estava perdida, o objetivo era não dar à LA o prazer de celebrar mais um título em sua casa.

No Fórum, o Lakers se consagrou campeão pela quarta vez naquela década e pela primeira vez, vencer as finais contra os Celtics em Los Angeles. Magic foi MVP unânime, liderou a equipe com médias de 26.2 pontos, 13 assistências, 8 rebotes e 2.3 roubos de bola, foi o melhor do time nas quatro categorias.

Aquele era o desempate definitivo da rivalidade Celtics x Lakers da década de 80, os times só voltariam a se enfrentar novamente em uma final em 2008. Pode-se dizer também, que aquele foi um momento de virada na rivalidade Bird x Magic. Após as finais, Larry disse em entrevista: "Magic é um grande jogador, ele é o melhor que eu já vi." Depois daquelas Finais, "The Great White Hope" manteve sua excelência, mas os problemas começavam a aparecer, o time do Celtics não alcançou mais as finais, estava envelhecido e Bird começava a sentir seus problemas de contusão, principalmente nas costas, que levou à sua aposentadoria eventualmente. Mas Magic e Lakers ainda tinham muito à conquistar, após o título, Pat Riley prometeu que o time iria ganhar novamente no ano seguinte, fazendo um back-to-back, algo que nenhum time havia conseguido até então, com exceção de Bill Russell e o Celtics de 1968-69.

Resultado de imagem para lakers champion 1987

Big Game James

Cumprindo a promessa de Pat Riley, o Lakers avançou para as finais novamente, dessa vez enfrentariam o Detroit Pistons de Isiah Thomas, ali se iniciava mais uma rivalidade para o Showtime.

Isiah e Magic eram grandes amigos fora de quadra e bons rivais dentro, mas nas finais de 1988 quem brilhou foi James Worthy. Thomas fez umas das melhores performances de sua carreira no jogo 6 da série, apesar de ter tido uma torção no tornozelo durante a partida, o armador anotou 25 pontos no 3º quarto dando a vitória de 103 x 102 para Detroit.

No jogo 7, Isiah conseguiu jogar o 1º tempo apesar da torção, mas a lesão piorou e o armador jogou pouco durante o 2º tempo. Detroit vencia por 52x47, no intervalo, com os minutos de quadra de seu melhor jogador reduzidos, o Lakers aproveitou a vantagem e no início do último quarto a liderança do time Angelino era de 90x75.

James Worthy foi mais exigido durantes as finais, Kareem já estava com 41 anos e precisava de mais ajuda dentro do garrafão, Worthy correspondeu as expectativas e foi o MVP das Finais, teve média de 22 pts, 7 rebotes e 4 assistências na série, e no jogo 7, teve o primeiro e único triplo-duplo de sua carreira (36 pts, 16 rebotes e 10 assistências), fazendo assim umas das melhores performances de um jogador em uma final de NBA e ganhou o apelido de "Big Game James".

Resultado de imagem para james worthy finals mvp

O começo do fim

O título de 88 foi o 5º em 9 anos, mas também foi o último da era do Showtime. No ano seguinte o time voltou as finais mais uma vez contra os Pistons, dessa vez, devido a lesões, o time estava sem Magic e Byron Scott e foi varrido da série. Após as finais, Kareem Abdul-Jabbar anunciou sua aposentadoria após 20 anos de carreira, o pivô teve 6 títulos (5 com o Lakers) e 6 MVP's e vários recordes quebrados, é considerado até hoje um dos maiores de todos os tempos.

Resultado de imagem para kareem retirement

Mesmo com a saída de umas de suas maiores estrelas, o Lakers conseguiu uma campanha de 63-19 na Temporada 1989-90, mas após vencer o Rockets no 1º round, o time de LA foi eliminado pelo Phoenix Suns. Com mais um ano sem ir para as finais, Pat Riley decidiu sair do cargo, fato que teve reação mista dos jogadores, alguns entenderam e ficaram agradecidos pelas contribuições de Riley, mas outros como Worthy e Scott achavam que o time havia cansado de seus treinos intensos e que o treinador tentava ter mais crédito do que deveria pelo sucesso do time.

Michael Cooper, Melhor Defensor do Ano em 1987 também havia saído, foi liberado à seu pedido para jogar na Europa. Mesmo com poucos remanescentes da era do Showtime, o Lakers conseguiu ir para as finais pela 9ª vez em 12 anos, na Temporada 1990-91, mas foi derrotado pelo Chicago Bulls, liderado pela superestrela, Michael Jordan.

Resultado de imagem para nba finals 1991

O trágico adeus de Magic

Durantes exames para o início da Temporada 1991-92, Magic Johnson descobriu que havia testado positivo para HIV. Em uma conferência para a imprensa em 7 de Novembro, ele anunciou que se aposentaria imediatamente para tratamento. A conferência foi transmitida pela CNN e pela ESPN, Magic disse que após a entrevista, muitos amigos o ligaram dizendo que iriam fazer os testes e milhares de pessoas pelo o mundo foram à clínicas e hospitais pedirem para serem testados. Johnson se tornou umas das pessoas mais impactantes sobre a busca do tratamento para a AIDS.

Resultado de imagem para magic hiv conference

Apesar da aposentadoria, Magic foi um dos mais votados para o All-Star Game de 1992, e mesmo com algumas manifestações de jogadores, dizendo que o armador não deveria jogar, Johnson participou do jogo e foi MVP na vitória do Oeste com 25 pontos, 9 assistências e 5 rebotes.

Magic voltaria da aposentadoria mais tarde para fazer o Dream Team nas Olimpíadas com Michael Jordan e Larry Bird, e também voltou como técnico do Lakers em 1994, sem muito sucesso e como jogador em 1996, sem nenhuma conquista.

Fim de uma era

Com a saída de Kareem, o Lakers não venceu mais nenhum título e atingiu a final apenas mais uma vez, sendo derrotado pelo Chicago Bulls de Michael Jordan. Com os remanescentes do Showtime indo embora, só restava Magic, que depois da trágica notícia de seu HIV positivo, o armador se aposentou imediatamente, e assim o elemento principal de toda a magia daquele time se foi e com ele chegou o fim a era mais vencedora da história do Los Angeles Lakers.

A década de 80 foi a mais importante da história da NBA, e podemos dizer que foi graças à Lakers e Celtics, Magic e Bird. Antes deles a NBA não era popular, ninguém queria patrocinar, os jogos eram transmitidos em reprise, a performance história de Magic no primeiro título contra o 76ers, foi transmitida por gravação. Mas com o início da rivalidade Magic x Bird, todos sabiam que as coisas mudariam. A final da NCAA entre os dois, foi o jogo com maior audiência da história do basquete universitário até então, e com ambos indo para Lakers e Celtics, respectivamente, a grande rivalidade ficou ainda maior e o público cada vez mais interessado. Era o início da Era Moderna da NBA.

O Showtime foi revolucionário, se hoje nós vemos nos jogos os passes bonitos, as ponte-aéreas, o entretenimento nos ginásios e em comerciais de TV, tudo isso começou naquele time dos anos 80. E foi passado para os Bad Boys Pistons, Michael Jordan, Shaq, Kobe, Duncan, até os dias de hoje, com Lebron, Curry, Durant e a rivalidade entre Warriors e Cavaliers.

E após todos esse anos aquele time sempre será lembrado, o time mais vitorioso da história do Lakers, que mudou a maneira como o time é visto até hoje. Hoje nós temos 5 banners erguidos no Staples Center, 4 camisas aposentadas e duas estátuas, todos vindos daquela era, todos vindo do Showtime Lakers.

Resultado de imagem para lakers showtime

Comentários