QUAL A IMPORTÂNCIA DE RAJON RONDO NO LAKERS?

Imagem relacionada

De todas as contratações do Lakers para a temporada 2018-19, a que talvez tenha mais importância, (com exceção de LeBron, claro) é a de Rajon Rondo. O veterano de 32 anos traz para o Lakers seu altíssimo QI de basquete, seu talento para passar a bola e uma boa mentalidade para os jovens do time, principalmente para Lonzo Ball.


Foi chamado para este artigo o @Rondo_Brasil9 para dar sua opinião sobre qual será a importância de Rajon Rondo no Lakers. Você pode conferir abaixo:

Rondo and Bad Boys Brasil (Rondo_Brasil9)

Rajon Rondo chegou ao Lakers pra ser o "mentor" de Lonzo Ball, e muitos se questionam como ele poderá ajudar ao Lakers e ao seu núcleo jovem. Rondo ainda está sob as desconfianças de muitos, acredito que a imagem dele no Mavericks ainda perpetuam. Mas o que houve com o Rondo depois que saiu do Celtics e Mavs?

Rondo em 2016 estava sempre acompanhando o elenco jovem do Bulls, J.Grant, Zipser, Felício, Valentine, entre outros, estavam presente no título do Bulls da Summer League. Rondo foi o mentor daquele elenco, e aconteceu um fato interessante no Bulls de "Wade e Butler".  Depois de uma derrota de virada, Wade e Butler cobraram o elenco jovem do Bulls, Rondo que ainda tinha a fama de bad boy, defendeu o elenco jovem na época. Bulls se classificou em oitavo na conferência, e ai começou o famoso "Playoffs" Rondo. Enfrentando o Celtics, o Bulls conseguiu as duas primeiras vitórias, mas Rondo se machucou, o que acabou com o sonho do Bulls, claro que o "se" não existe, mas a possibilidade do Bulls ganhar a série se o Rondo não tivesse machucado seria enorme. 

Depois Rajon foi para o Pelicans jogar com os "parças" Cousins e A.Davis (time com muitos jogadores de Kentucky) como mentor, Rajon Rondo ajudou muito o C.Diallo, jogador de garrafão jovem, tanto que ele ficou muito triste quando anunciado a saída dele para o Lakers. Rajon Rondo foi reserva no Bulls, no Pelicans no começo da temporada o Técnico A.Gentry oscilava na formação, com J.Holiday começando como titular, e depois Rondo, e Holiday como SG. Rondo foi começar a ser titular absoluto um pouco antes do All-Star Game, pouco antes da lesão de DeMarcus Cousins. O time engrenou, Rondo era o general da defesa, e fez com que A.Davis fizesse uma temporada de MVP (Pelicans abusava de ponte aéreas).

Nos Playoffs o grande desafio, marcar Lillard e C.J McCollum. O "Playoffs Rondo" brilhou, a série foi 4-0 Pelicans, Rajon Rondo distribui 53 assistências em 4 jogos, ele com Holiday fizeram uma série defensiva absurda. 

Rajon Rondo se junta a Lebron James pelo perfil vencedor e mentalidade de Playoffs, o veterano deve ser reserva do Lonzo no Lakers, praticamente foi contratado para jogar os Playoffs. Talvez seja o melhor ano para o Rondo depois de muito tempo,o time do Lakers deverá brigar pelo título (apesar que hoje é inferior a Warriors) mas com certeza vai mostrar pra garotada como liderar dentro da quadra.


Lakers Time (@TimeLakers)

LeBron havia dito em entrevista durante as finais da NBA, que para vencer era necessário talento e um alto QI de basquete.

Rondo não é um bom arremessador, mas todos na NBA sabem de seu imenso talento para passar a bola, poucos armadores envolvem tanto um time quanto ele, poucos armadores fazem seus companheiros jogarem melhor quanto ele. Seu QI também é conhecido por toda a liga, Rondo pode ser considerado facilmente um dos armadores mais inteligentes da história da liga. Faz excelentes leituras de jogadas e é muito comunicativo em quadra, o que é fundamental para um armador.

Tudo isso, será de extrema importância no seu papel como mentor de Lonzo Ball, armador com características muito parecidas com a de Rondo. Aprendendo com ele, Ball poderá aprimorar suas habilidades como passador e como defensor, que já são acima da média para jogadores de sua idade.


Após a contratação de Rondo, muito se fala sobre como será seu encaixe com LeBron, já que o ala é um jogador que está sempre com a bola. De fato, James jogou toda sua carreira com a bola na mão, mas está claro que sua função no Lakers será diferente, LeBron visa mudar seu jogo. Jogar sem a bola, finalizando jogadas e mais agressivo no garrafão, é claro que ele não deixará de ter a bola, James é um dos melhores playmakers da história da liga e não ficará sem a bola com o jogo sendo decidido nos segundos finais, mas é fato que ele não quer mais carregar o peso sozinho comandar o time como fazia em Cleveland e ninguém melhor para o ajudá-lo nisso do que um armador inteligentíssimo como Rondo.

Outro fator que é extremamente relevante, é sua competitividade. Rondo não tem medo. Mostrou isso quando era daquele time "cascudo" do Celtics que nos enfrentou nas finais de 2008 e de 2010. Ganhando grande admiração de outro grande competidor, Kobe Bryant. É o tipo de DNA que Magic quer ver nos garotos que serão o futuro da equipe e também o DNA certo para jogar os Playoffs.

Rajon Rondo ficará boa parte da temporada no banco, será mentor de Lonzo Ball e aparecer quando o armador titular não puder jogar, devido a sua instabilidade física. Mas o que Magic realmente quer de Rondo, acima de tudo, é o "Playoff Rondo". Seu jogo cresce nos Playoffs, foi assim sua carreira toda, mostrou isso temporada passada quando ajudou o Pelicans a "varrer" o Trail Blazers, entregando 53 assistências em 4 jogos. Jogando ao lado de LeBron, Ingram e Kuzma, seu jogo pode ser extremamente efetivo e pode liderar o Lakers à uma boa campanha nos próximos Playoffs. 


Comentários