EM O QUE OS NOVOS JOGADORES DO LAKERS PODEM CONTRIBUIR?



Na noite desta quinta-feira (21), aconteceu o Draft da NBA, o Lakers tinha três escolhas para a edição deste ano, a 25ª, 39ª e a 47ª. Não houveram grandes trocas como se especulava, e nem mesmo as escolhas do time Angelino foram as que se imaginava, mas se tem algo no LAL que não merece críticas antes da hora, é o scout, que já provaram que conseguem fazer boas escolhas no Draft.

O Lakers escolheu três europeus para integrarem ao time. Na 25ª foi escolhido o alemão Moritz Wagner, 21 anos, pivô da Universidade de Michigan, foi destaque na NCAA com sua habilidade de pegar rebotes e seus arremessos de 3 pontos. Na 39ª a escolha foi Isaac Bonga, ala de 19 anos que jogava na Alemanha, pelo Skyliners Frankfurt, devido aos seus 2,13m de envergadura, consegue ser um bom defensor e finalizador ao redor do aro. Para a escolha 47ª, o Lakers selecionou Sviatoslav Mykhailiuk, ucraniano de 21 anos que jogava pela Universidade de Kansas. Seu maior destaque são as bolas de 3 pontos e o alto QI para o jogo.

"Quando você constrói um time você tem que ter pilares onde você constrói, e para nós, nós ficamos com o núcleo principal, que são os caras que tem alto QI de basquete, que jogam o jogo do jeito certo, que podem arremessar, que têm comprimento, têm versabilidade, que jogam duro..." disse Pelinka. "Nós adicionamos arremessos e caras que sabem jogar o jogo do jeito certo. Luke ficou incrivelmente animado com as escolhas, e nós estamos felizes com a maneira como encerramos a noite".

As escolhas do Lakers foram claras, jogadores que conseguem arremessar e defender, fatores que tem se tornado características entre os jogadores do time, ainda mais com um armador como Lonzo Ball que sempre procura o passe, estar cada vez mais cercado por arremessadores, que podem fazer o pick-and-pop e o catch and shoot, é melhor para o que Luke Walton busca. Mas vamos analisar mais à fundo os novos prospectos do Lakers.

Moritz Wagner

Resultado de imagem para moritz wagner draft

O ala-pivô da Universidade de Michigan, teve médias na NCAA de 14.6 pontos, 7.1 rebotes, com 52,8% de aproveitamento dos arremessos de quadra e 39,4% de aproveitamento das bolas de 3 pontos, em 27.6 minutos de quadra. Tem características muito parecidas com Kyle Kuzma, e pode ser um bom reserva para o jogador do Lakers. Para um pivô, Wagner tem um controle de bola e uma habilidade para passar a bola acima da média, ótimo para o time de LA que passam a bola muito rapidamente. Tem uma ótima noção de defesa, consegue ser rápido para interceptar passes e pegar rebotes. É conhecido por ter um alto QI de basquete, com um instinto muito apurado, joga com muita paixão e energia, e vem melhorando de ano em ano.

Sua maior característica são as bolas de média e longa distância, com grande facilidade de converter bolas em movimento e contestado, foram mais de 39% de aproveitamento das bolas de 3 em duas temporadas. Jogando com Lonzo Ball, as chances de Wagner ter oportunidades de pick-and-pop e catch-and-shoot são muito grande e fazem parte do esquema de Luke Walton.

Moritz Wagner não é um atleta de elite, precisa melhorar fisicamente, ainda mais para a poisção de pivô, para estar preparado para a NBA, sofreu muito com o cansaço durante as partidas da NCAA devido à isso e encontra muitas dificuldade em marcar jogadores pequenos e mais rápidos. Consegue ser rápido com os rebotes defensivos mas isso não se repete no ataque, raramente o jogador tem uma segunda chance dentro do garrafão adversário.

Até o momento é difícil imaginar Wagner como um titular da equipe, mas se considerarmos que o Lakers será o mesmo da última temporada, o alemão pode contribuir muito vindo do banco exercendo o mesmo papel de Kyle Kuzma, convertendo bons arremessos, finalizando próximo à cesta e dando energia ao time.

Isaac Bonga


Resultado de imagem para isaac bonga

O armador de 2,05m teve médias de 6.0 pontos, 3.1 rebotes e 2.3 assitências na liga alemã, com 42% de aproveitamento dos arremessos de quadra. É bem versátil, defende bem, é rápido, consegue fazer boas transições e tem um bom passe.

É alto para um armador, mas usa isso aos seu favor, enxergando por cima da defesa e conseguindo criar boas jogadas. Tira vantagem também na defesa, graças aos seus braços longos, dificilmente permite que arremessem em cima dele e consegue defender dentro do garrafão lhe permitindo guardar as 5 posições. Tem bom aproveitamento nos lances livres, que foi um grande problema do Lakers na temporada, custando diversos jogos. Tem um ótimo QI de basquete, entende bem o jogo ao seu redor tanto ofensivamente quando defensivamente.

Sua maior dificuldade são os arremessos, de todas as maneiras, tanto do perímetro quanto dentro do garrafão, tenta muito pouco, fazendo com que as defesas adversários o ''ignore''. Devido sua dificuldade com os arremessos, a defesa tendo consciência disso, bloqueia as chances de passe do armador, o obrigando a errar mais, comete muitos erros de passe.

Isaac Bonga até o momento é longe de ser um titular no Lakers, mas vindo do banco e rodeado de arremessadores, assim como Lonzo, pode usar de sua habilidade e criatividade para criar jogadas e ajudar a equipe a pontuar. Precisa melhorar fisicamente para estar pronto para a NBA e eventualmente ser mais agressivo e pontuar mais, com apenas 19 anos, ainda possui um teto muito alto.

Sviatoslav Mykhailiuk

Resultado de imagem para Sviatoslav Mykhailiuk

Mais um europeu nos Lakers, Sviatoslav Mykhailiuk, armador da Universidade de Kansas teve média de 14.6 pontos com aproveitamento de 44.4% das bolas de 3 pontos, fez seu melhor ano na faculdade em todos os quesitos. É mais um ótimo arremessador para o time de LA.

Sua maior característica é o arremesso, foi um dos melhores da temporada da NCAA no último ano, impressionou Rob Pelinka em seu treino de pré-draft, o GM do Lakers afirmou que ele era um dos arremessadores que já passaram por lá. Apesar de seu forte ser a bola de 3, Sviatoslav consegue também tem um bom arremesso de média distância e atacando o garrafão. Tem dificuldades na defesa, mas conseguiu ter média de 1.2 roubos de bola por jogo. Tem bons fundamentos e QI de basquete.

Como dito, o ala-armador te certa dificuldade na defesa, principalmente pela falta de velocidade lateral, pode ser um grande problema na NBA. No Lakers será mais um de vários arremessadores no time, com seu bom aproveitamento das bolas de 3, pode ter muito sucesso jogando tanto ao lado de Lonzo Ball quando do também draftado Isaac Bonga.







Samuel Freitas, 22/06/2018

Comentários