LeBron James é oficialmente um jogador do Los Angeles Lakers, o 4x MVP que já havia fechado acordo com o time Angelino, assinou seu contrato de U$153M por 4 anos. Já foi publicado aqui no site um texto especial à LeBron e tudo o que isso representa para o Lakers e sua história, mas agora vamos falar de seu impacto ao time.
LeBron James é o melhor jogador do mundo e o mais dominante da liga, impacta em todos os aspectos da quadra, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Mas diferente das 3 mudanças de time que fez na carreira, dessa vez James não vem para um time que é candidato ao título.
O GM Rob Pelinka confirmou que o plano é se manter competitivo e ainda assim preservar o futuro, para isso, era necessário uma estrela para dar início ao processo e o Lakers conseguiu a maior delas. LeBron vem para o Lakers em seu contrato mais longo da carreira, 4 anos. Isso prova que James não veio para vencer agora, ele acreditou no projeto que Magic e Pelinka tem para o time e quer fazer parte dele.
Os movimentos do Lakers após o acordo com James, foram um tanto quanto duvidosos para a maioria, mas talvez esse não seja o caso. Lance Stephenson, Rajon Rondo e JaVale McGee foram as contratações do time Angelino. Movimentos muito diferentes do que se espera de um time que tem LeBron James. Em todos os times que jogou, o ala contou com arremessadores ao seu redor, visto que James está sempre com a bola e tem uma grande habilidade para criar jogadas, considerando isso, as contratações do Lakers são, de fato, controversas. Mas vamos observar o seguinte:
Em Maio, quando LeBron atuava pelo Cleveland Cavaliers nos Playoffs, foi reportado que para onde LeBron fosse, ele gostaria de jogar sem a bola em suas mãos, como fez por toda sua temporada no Cavs. Sendo assim, entende-se que James está disposto a mudar a sua maneira de jogar, não só devido ao elenco do Lakers, mas também a sua idade.
LeBron James wants the opportunity to play off the ball in the next stage of his career, reports @Chris_Broussard https://t.co/4JkDNLUyP1 pic.twitter.com/e28rXrTztY— SLAM Magazine (@SLAMonline) May 7, 2018
Brian Windhorst e Ramona Shelburne da ESPN, escreveram um artigo dizendo que LeBron já pensa em mudar seu estilo de jogo visando prolongar sua carreira e vem estudando jogadores como Michael Jordan e Kobe Bryant. Ambos começaram a jogar mais dentro do garrafão quando chegaram a casa dos 30 anos de idade e é isso que James planeja fazer.
Sendo assim, podemos presumir que o LeBron James do Lakers, não será um dominante da bola como foi em toda sua carreira, mas será aquele que finalizará as jogadas. Portanto, os movimentos na Free Agency passam a fazer mais sentido.
Rajon Rondo é um dos armadores com maior QI de basquete de todos os tempos, seu talento para passar a bola é invejável. Lance Stephenson também tem habilidade de playmaker, principalmente nas transições. E claro, Lonzo Ball, o principal armador do time que tem um QI de basquete altíssimo para um jogador de 20 anos de idade, LeBron já informou que gosta e está animado para jogar com o camisa 2 do Lakers.
E ainda assim, o Lakers não está totalmente sem shooters, Ingram, Hart e Kuzma mostraram um arremesso consistente durante a temporada, que pode melhorar ainda mais com o trabalho na offseason. Kentavious Caldwell-Pope que apesar de mostrar certa inconsistência pela temporada, deu bons sinais de ser um ótimo catch-and-shoot player. E Svi Mykhailiuk, escolha 47º do Draft que vem mostrando na Summer League incrível talento para arremessar.
A certeza é que veremos um LeBron diferente essa temporada, mas será ainda o mesmo jogador de 33 anos que vem dominando a liga pela última década. Vale lembrar que James confiou em um projeto de longo prazo, todas as contratações feitas nessa Free Agency foram de apenas 1 ano, com o objetivo de manter a flexibilidade no CAP para 2019 que terá bons Free Agents.
Importante também ressaltar o nosso núcleo jovem, que é fundamental para o plano de se manter competitivo agora e no futuro. LeBron será o seu líder e finalmente os garotos terão uma experiência de Playoffs, a pressão agora não é mais para que se tornem grandes no futuro, mas que se tornem grandes agora, a temporada toda será uma provação diante de James, veremos como os garotos responderão à isso.
Samuel Freitas, 11/07/2018
Comentários
Postar um comentário