SHAQUILLE O'NEAL

Imagem relacionada

Destinado à Grandeza

O padrasto de Shaq, Phillip A. Harrison, era do exército e devido à disso, vivia com sua família nas bases militares por onde passava. Logo cedo, Harrison percebeu que Shaquille O'Neal seria grande e poderia jogar basquete. Devido ao seu tamanho, seu padrasto o colocava para jogar com os jogadores mais velhos da base militar, e de acordo com o próprio, foi daí que veio seu "killer instict''.

Quando já estava no Texas, Shaq liderou seu time de High School, Robert G. Cole a uma campanha de 68-1, em dois anos, vencendo o título estadual no seu último ano. Já ali, muitos já o comparavam com Kareem Abdul-Jabbar, devido ao seu hook shot.

Foi para Universidade do Estado da Louisana, onde venceu diversos prêmios individuais e inevitavelmente foi logo cedo para a NBA, mas sem interromper os estudos, mais tarde em sua vida, Shaq entraria para o Hall of Fame da LSU.

Resultado de imagem para shaq lsu

Um começo brilhante

Shaq foi a primeira escolha do Draft de 1992, sendo escolhido pelo Orlando Magic, durante o verão daquele ano, O'Neal treinou com Magic Johnson se preparando para sua primeira temporada na NBA. O resultado não poderia ser melhor, na primeira semana da Temporada, Shaq foi classificado como o melhor jogador, se tornando o primeiro novato a conseguir esse feito na história, foi para o All-Star Game, sendo o segundo jogador a se classificar para o jogo em seu primeiro ano, junto de Michael Jordan e inevitavelmente, venceu o título de Novato do Ano, liderando o Orlando Magic à um record de 41-41, 20 vitórias a mais do que a última temporada.

Resultado de imagem para shaq rookie of the year

Nas duas temporadas seguintes, Shaq teve média de 29 pontos por jogo, na temporada 1994-95 terminou em segundo na corrida de MVP e liderou o Orlando Magic para a primeira final de sua história, onde enfrentou o Houston Rockets. O'Neal jogou bem, teve média de 28 pts, mas o Rockets liderado por Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler varreu o Magic nas finais.

Ficou boa parte da temporada 1995-96 machucado, mas ainda assim o Orlando Magic alcançou os Playoffs, mas encontrou com o Chicago Bulls de Michael Jordan, que naquela temporada havia batido o recorde de maior número de vitórias em uma Temporada Regular, 72. Shaq e Hardaway não foram páreos para o Bulls e mais uma vez foram varridos dos Playoffs.

Perfeito para LA

Shaquille O'Neal se tornou Free Agent, após seguintes varridas nos Playoffs com o Magic e problemas de relação com Hardaway, que acreditava que como líder do time não poderia receber menos que Shaq. O'Neal decidiu se juntar ao Los Angeles Lakers.

Imagem relacionada

Shaq assinou um contrato de U$121 milhões por 7 anos, Jerry West, GM do Lakers na época, afirmou para O'Neal quando o pivô veio para LA, que junto dele, havia draftado um jogador que junto dele formaria uma dinastia e em poucos anos, ambos venceriam vários títulos, esse jogador era Kobe Bryant.

Mas o sucesso não foi imediato, Shaq manteve sua excelência e melhorando cada vez mais, mas Kobe era muito jovem, havia acabado de sair do Ensino Médio, tinha poucos minutos de quadra. Ainda assim o time foi para os Playoffs, mas mais uma vez Shaq foi varrido, dessa vez para o Utah Jazz, jogo que O'Neal foi ejetado e Kobe teve 4 air balls ao fim da partida.

Shaq era um dos melhores pivôs da liga e sabia disso, e também tinha consciência que seu auge não duraria por muito tempo, considerando também que o pivô sofria com muitos problemas de lesão devido ao seu corpo. Muito se dizia que era necessário paciência para Kobe de apenas 18 anos evoluir, pois quando isso acontecesse, os dois venceriam títulos. Mas Shaq não tinha paciência, já estava em seu auge e precisava vencer já.

Imagem relacionada
(Shaq e Charles Barkley sempre tiveram uma rivalidade em quadra, com ambos indo à vias de fato de uma ocasião, mas hoje são grande amigos e participam juntos do Inside The NBA, da TNT)

Shaq e Kobe eram muito competitivos, isso refletia nos treinos, em conversa entre os dois para o Players Only, ambos contam histórias de quando brigavam nos treinos, devido a alta intensidade do jogo. Bryant disse que esses treinos o fizeram notar como O'Neal era competitivo e o fato de ser um dos melhores jogadores da liga, mas nunca ter vencido um título o incomodava. Então não importava como, se eles tinha desentendimentos ou não, a vontade e os objetivos dos dois eram os mesmos, então de alguma forma eles iam encontrar uma maneira de vencer.

O começo da dinastia

Após seguidas quedas nos Playoffs, o Lakers contratou Phil Jackson, ex-técnico do Chicago Bulls em seus 6 títulos, e imediatamente as coisas mudaram. Phil trouxe ao Lakers o seu triângulo ofensivo, que beneficiou tanto a Kobe quando Shaq, mas principalmente o pivô, que era o líder ofensivo do time.

Shaq conquistou seu primeiro e único MVP, na Temporada 1999-00, por um voto o pivô não se tornou o primeiro MVP unânime da história. Com Kobe mais desenvolvido e com o treinamento de Phil Jackson, Shaq conseguiu liderar o Lakers até as finais da NBA, onde enfrentaram o Indiana Pacers de Reggie Miller. O Lakers foi campeão em 6 jogos e Shaquille O'Neal foi unânime MVP das Finais, o primeiro de sua carreira.



Também na conversa com Kobe para o Players Only, Shaq disse que após o primeiro título, ele já estava feito. O que mais o incomodava era o fato de ser um dos melhores jogadores da história, mas nunca ter vencido um título, foi a partir daí que o pivô parou de se cuidar no verão e os problemas com o camisa 8 começaram a crescer. Shaq chegava despreparado do verão, fora de forma, em sua concepção, ele não precisava se preparar para enterrar, ele estaria preparado quando estivesse preparado, e que tinha um cara no time (Kobe) que quando quisesse poderia fazê-lo ter 40 pontos.

"Kobe to Shaq"

Mas mesmo com os problemas nada impedia Shaq de ser o jogador mais dominante da liga, portanto, mais uma vez o Lakers foi às finais, com o camisa 34 novamente o MVP das Finais, dessa vez com campanha histórica, 15 vitórias e apenas uma derrota, tal qual sofrida nas finais pelo Philadelphia 76ers, liderado pelo MVP da Temporada, Allen Iverson. Em 2018, Kobe disse que esse time 2000-01 seria capaz de vencer qualquer outro da história da NBA.


 
(A jogada mais icônica da dupla Kobe-Shaq, ponte-aérea que sacramentou a vitória do Lakers no jogo 7 da Final de Conferência de 2000.)

Um mês antes do traning camp para a temporada 2001-02, Shaq fez uma cirurgia para corrigir uma lesão em seu pé direito, mas o pivô optou por um procedimento que o faria voltar mais rápido, devido à isso, O'Neal perdeu algumas partidas devido ao incômodo no seu pé. Devido a sua ausência, Kobe se tornou o líder de ataque do time e emplacou diversas sequências de pontos, jogando o melhor basquete de sua carreira até então. Com a volta de Shaq e o ataque voltando a ser focado no pivô, Bryant não aceitou muto bem o fato de voltar a ser coadjuvante, pois havia provado que poderia ser tão efetivo quanto o camisa 34 e assim os problemas entre os dois se intensificavam mais e mais.

Mas como Kobe disse, não importava o problema de relações que ambos haviam, o desejo e o nível de competitividade dos dois era a mesma, portanto quando os dois estivessem em quadra, eles sempre arrumariam um jeito de vencer. E mais uma vez o Lakers avançou as finais, após uma série de 7 jogos na final de conferência contra o Sacramento Kings. O adversário pelo título dessa vez seria o New Jersey Nets, de Jason Kidd, mas assim como todos os outros, não foi páreo para parar Kobe e Shaq. O Lakers varreu o Nets e venceu seu 14º título na história e Shaq conquistou seu 3º MVP das Finais.

Imagem relacionada

A queda

Mais uma vez Shaq teve problemas de lesão durante o verão, mas desta vez, O'Neal decidiu fazer sua cirurgia de recuperação faltando 1 mês para o training camp e portanto perdeu diversos jogos pela temporada. O Lakers teve um início de 11-19, conseguiu se recuperar e ir aos Playoffs, mas foi eliminado em 6 jogos para o San Antonio Spurs, que levaria o título àquele ano.

Para a Temporada 2003-04, Karl Malone e Gary Payton se tornaram agentes livres, Shaq recrutou os dois para ambos poderem vencer seu primeiro título na carreira, outros times poderiam oferecer mais dinheiro, mas devido à essa oportunidade, ambos aceitaram um contrato menor para disputar pelo título. Mas nada disso deu certo.

Resultado de imagem para lakers 2004

Durante o traning camp, Shaq fez uma boa partida de pós-temporada e gritou para Jerry Buss, dono do Lakers, que estava assistindo ao jogo: "Pay Me" ("Me pague"). O'Neal queria uma extensão em seu contrato que ainda restavam 3 anos para expirar, o Lakers esperava que o pivô aceitasse uma redução em seu salário devido à sua idade e sua condição física, mas nada disso mudou o desejo do Big Diesel, fato que cresceu ainda mais a tensão com Kobe. Em uma entrevista para a ESPN ainda no traning camp, Bryant critica Shaq por estar fora de forma, não ser um bom líder, e colocar suas exigências salarias acima das necessidades do time.

Não foram apenas esses os problemas do super-time, Shaq continuava com problemas de lesão, Karl Malone também sofria com seu corpo, Kobe havia sido acusado de assédio sexual e passou boa parte da temporada lidando com a situação, apenas Gary Payton manteve a regularidade.

Ainda assim, o Lakers alcançou as finais para enfrentar o Detroit Pistons. Kobe disse que a tática do Piston era simples, subir a pressão para os jogadores do perímetro, dificultando a bola chegar à Shaq, obrigando o pivô a buscar a bola fora do garrafão, onde não possuía habilidade, sendo assim o ataque do Lakers era anulado, obrigando aos jogadores forçarem muitos arremessos. A série acabou em 4-1 para o Detroit Pistons, marcando a primeira derrota da dupla Shaq-Kobe em finais e o fim da dupla.

Resultado de imagem para kobe and shaq 2004 finals

O assistente técnico do Lakers na época, Tex Winter, fez duras críticas à Shaq após as finais, dizendo que o jogador estava muito passivo, estava sempre concentrado em pontuar, mas não demonstrava o mesmo interesse em defender e buscar rebotes. Mitch Kupchak, GM do Lakers na época, também não ficou satisfeito com a performance de Shaq, fato que deixou o pivô furioso, que comentou que as decisões do time eram concentradas para agradar à Kobe, excluindo os outros e imediatamente pediu para ser trocado do time.

Shaq disse que Jerry Buss entendia que o camisa 34 queria uma extensão em seu contrato, mas ele estava envelhecendo, portanto ele renovaria com Kobe e iria reconstruir o Lakers à partir do camisa 8.

Miami Heat

Após as tensões entre Shaq e Kobe chegarem ao limite, O'Neal pediu para ser trocado e foi para o Miami Heat. Em sua chegada, Pat Riley, presidente do Heat, disse que o time havia acabado de adquirir o melhor jogador da liga, e de certa forma, ele estava certo. Com a mudança do pivô, o equilíbrio da liga mudou, até então o Miami Heat só havia ganhado um jogo de Playoffs em toda sua história, com a chegada de Shaq para fazer dupla com um jovem Dwayne Wade, o time de South Beach havia se tornado um candidato ao título.

Imagem relacionada

Antes e durante a Temporada, Pat Riley submeteu o time à um intenso processo de preparação física. Riley desde os tempos em que era o treinador do Showtime Lakers, sempre quis que seus times tivessem treinos intensos para estarem bem preparados para os jogos da liga. Shaq não via sentido nas exigências de Riley, que queria que os pivôs tivessem no máximo 10% de gordura corporal, O'Neal tinha 18%, o pivô achava que havia cuidado bem de seu corpo durante suas 12 temporadas e conquistou três anéis dessa maneira. Shaq ainda assim conseguiu manter seu corpo com 16% de gordura, o que foi aceitável para Riley, mas a alta intensidade de treinamentos e mudança em seu corpo o fizeram ficar mais suscetível à lesões, devido a isso, O'Neal chegou a perder 18 jogos durante a Temporada.

Mas mesmo assim, Shaq demonstrou uma grande evolução desde sua última temporada, terminando em segundo na corrida para MVP, mas caiu nas Finais de Conferência para o Detroit Pistons em 7 jogos.

De Volta à Glória

Na Temporada 2006-07, as estatísticas de Shaq começaram a diminuir, foi a primeira temporada que o jogador não teve dígitos duplos em rebotes, mas para ele, o que importava era a vitória e era isso que estava acontecendo, o Miami Heat avançou para as finais pela primeira vez em sua história.

As finais foram disputadas contra o Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki, o Miami Heat chegou a perder a série por 2-0, mas após circular um rumor de que o dono do Dallas já estava organizando a passeata do título, Shaq e D-Wade buscaram uma virada e venceram os quatro jogos seguintes, dando ao Miami Heat seu primeiro título e o 4º de Shaq, mas pela primeira vez sem MVP das Finais, dessa vez indo para Dwayne Wade.

Resultado de imagem para shaq miami championship

Seguintes Mudanças

Após sua 4ª conquista de título, Shaq começou a decair, seus problemas de lesões começavam a se agravar cada vez mais, perdendo ainda mais jogos durante a temporada, e seus números também começavam a cair, foi a primeira vez que o pivô não alcançou a marca de 20 pontos por jogo, média que o jogador nunca mais alcançou em sua carreira. Com D-wade também machucado, Big Diesel até conseguiu levar o Heat aos Playoffs, mas foi varrido na primeira rodada pelo Chicago Bulls, foi a primeira vez na carreira de Shaq que o jogador não passou da 1ª Fase dos Playoffs.

As lesões continuaram a atrapalhar o jogador na temporada 2008-09, e sua relação com a diretoria já não estava boa, Pat Riley dizia que Shaq fingia que estava lesionado e após uma discussão entre ambos, O'Neal foi trocado para o Phoenix Suns.

Resultado de imagem para shaq phoenix

No Phoenix Suns, Shaq teve flashes de o que um dia havia sido. Em sua biografia, Shaq Uncut, O'Neal afirma que os membros da equipe técnica do Suns o ajudaram a entender seu corpo e isso o ajudou a ter suas melhores médias desde 2007, voltar ao quinteto ideal da NBA e vencer o MVP do All-Star Game junto de seu velho amigo, Kobe Bryant.

Mas após uma queda no primeiro round e na temporada seguinte nem conseguir atingir os Playoffs, Shaq foi avisado que seria trocado mais uma vez, seu companheiro de time e estrela da franquia Steve Nash, pediu pessoalmente que o pivô fosse trocado, sob o risco do armador não renovar com o Suns.

O'Neal foi trocado para o Cleveland Cavaliers com a promessa de dar um título ao "Rei" (LeBron James), mas o pivô acabou tendo sua pior temporada em médias e continuava tendo problemas com lesão, conseguiu se recuperar para os Playoffs, mas caiu diante do Boston Celtics nas Semi-finais de Conferência.

Resultado de imagem para shaq cavaliers

Vamos voltar rapidamente para LA. Após perder Shaq, o Lakers passou por alguns anos de reconstrução ao redor de Kobe, a rivalidade entre os dois ainda existia, inclusive com muitos jogos em feriados sendo Lakers x Heat. Após Shaq vencer seu 4º anel em Miami, Bryant tentaria de tudo para superar seu ex-companheiro. Conseguiu empatar em 2009, quando venceu o Orlando Magic e em 2010 ultrapassou O'Neal quando foi campeão em cima do Boston Celtics, após o jogo, Kobe disse que estava satisfeito pois havia mais títulos que Shaq.

Com a volta da rivalidade Lakers x Celtics e a tensão entre Shaq e Kobe voltando a crescer, o presidente do Boston Celtics, Wyc Grousbeck viu uma oportunidade de assinar com o pivô, que era agente livre, e intensificar ainda mais a rivalidade e reforçar ainda mais seu time.

Resultado de imagem para shaq celtics
(Shaq e Kobe em um Celtics x Lakers, em 30/11/2011)

Shaq encarou o desafio e se apresentou ao Boston Celtics em uma boa forma para os seus 39 anos de idade, a comissão técnica ficou impressionada com a condição física do pivô, mas nada resolvia seus problemas de lesão. Big Diesel mais uma vez sofreria a temporada com esses problemas e jogou apenas 36 jogos, pela primeira vez na sua carreira teve média de pontos abaixo de 10.

Quando o Boston Celtics chegou a semifinais de conferência contra o Miami Heat, Shaq entrou em apenas dois jogos, jogando 12 minutos e marcando somente dois pontos. Seu ex-time acabou passando e eventualmente alcançando as finais.

Um fim glorioso

No dia 1 de Junho de 2011, Shaquille O'Neal anunciou através do Twitter que iria se aposentar. "Nós conseguimos, baby. Eu quero agradecer muito à todos. É por isso que estou contando para vocês primeiro. Eu vou me aposentar. Amo vocês. Nos falamos depois." Dois dias depois, Shaq organizou uma coletiva em sua casa em Orlando e anunciou oficialmente sua aposentadoria.

'Nunca imaginei que este dia chegaria. O tempo de ser pai finalmente pegou Shaquille O'Neal." disse Shaq. "E eu sentirei muita falta dos lances livres". Um comediante até o fim, não poderia encerrar de outra maneira.

Resultado de imagem para shaq retirement conference
(Shaquille O'Neal em seu pronunciamento oficial de aposentadoria, em 04/06/2011)

Após a aposentadoria, Shaq foi para TV, onde pôde demonstrar um dos seus maiores talentos fora das quadras, seu carisma. É um dos participantes de um dos melhores programas sobre a NBA, o Inside the NBA, da TNT Americana.

Em 2013, Shaq pediu que sua camisa fosse aposentada pelo Los Angeles Lakers, era claro que isso aconteceria eventualmente, mas o time de LA tem uma cultura de apenas aposentar camisas de jogadores que já entraram no Hall da Fama da NBA. Porém, Shaq e o até então dono do time Dr. Jerry Buss, tinham uma relação próxima de amizade, e como o Dr. Buss estava envelhecido e doente, Shaq pediu que sua aposentadoria ocorresse antes de sua entrada no HoF para que o dono do LAL pudesse presenciar o acontecimento e soubesse que se dependesse de O'Neal, ele teria encerrado sua carreira como um Laker. Infelizmente, Dr. Buss faleceu no dia 18 de Fevereiro de 2013, antes da cerimônia de aposentadoria de Shaq que ocorreu no dia 2 de Abril de 2013.

Resultado de imagem para shaq jersey retirement
(Cerimônia de aposentadoria da camisa 34 de Shaquille O'Neal pelo Los Angeles Lakers, em 02/04/2013)

Por estar na conquista do primeiro título da história do Miami Heat, Shaq também foi honrado com sua camisa aposentada pelo time de South Beach, em 2016, se tornando um dos 32 atletas da história dos esportes americanos a ter sua camisa aposentada por dois times diferentes.

Também em 2016, Shaq foi introduzido ao Hall da Fama da NBA, acompanhado pelos já HoF, Isiah Thomas, Julius Erving, Alonzo Mourning e um dos membros da lista de seu pai: Bill Russell.

"Eu sei que Wilt e meu pai estão no céu, sorrindo para nós" disse Shaq. "E seu eu conheço meu pai, ele está lá em cima agora, argumentando com Wilt Chamberlain, tentando convencê-lo que seu filho é o jogador mais dominante que já jogou o jogo".


(Cerimônia de introdução de Shaquille O'Neal ao Hall da Fama da NBA, em 09/09/2016)

Em 2017, Shaq recebeu a maior honra que o Los Angeles Lakers pode dar à um jogador, uma estátua no STAPLES Center, o 5º da história do time angelino a receber a honraria.

"Quando eu olhar para essa estátua, verei o tipo de talento, paixão e generosidade de homens dos quais nós construímos estátuas" disse Kareem Abdul-Jabbar. "E todos nós devemos nos inspirar a sermos os melhores de nós mesmos." 

Kobe Bryant também compareceu a cerimônia, após ambos se aposentarem, a tensão entre os dois acabou, sobressaindo a amizade de anos de muitas vitórias. Bryant disse que Shaq era o jogador mais dominante que já havia visto na sua vida. 

"Atrás das cenas, este é um dos homens mais caridosos que já conheci em minha vida," disse Jerry West. "Ele fez atos de caridade para tantas pessoas que vocês nunca saberiam."

Resultado de imagem para shaq statue
(Cerimônia de revelação da estátua de Shaquille O'Neal, em 24/03/2017)

Legado

Shaq sempre usou de sua dominância ao máximo conquistando 4 títulos da NBA, 3 Finals MVP e um MVP da Temporada Regular. Atualmente, é o 8º maior cestinha da história da liga (28.596), 14º em rebotes (13.099), 8º em bloqueios (2.732) e 4º em aproveitamento de pontos (58.2).

Resultado de imagem para shaquille o'neal lakers

Para Phil Jackson, em sua carreira, O'Neal poderia e deveria ter sido MVP por 10 temporadas seguidas. Foi um dos jogadores mais dominantes de todos os tempos, talvez até o maior deles, Kareem Abdul-Jabbar dizia que assistir Shaq jogar era como assistir aqueles minúsculos, pequenos aviões tentarem derrubar o King Kong.

Em sua cerimônia no Hall da Fama da NBA, Shaq, ao lado de Bill Russell, lembrou de seu pai que lhe mostrou e introduziu ao jogo: "Quando um pai estiver interrogando seu filho sobre os grandes homens que jogaram o jogo, esperançosamente o nome Shaquille O'Neal estará na resposta."

Resultado de imagem para shaquille o'neal









Samuel Freitas, 25/06/2018

Comentários